Pesquisas Ibope nos estados: veja evolução da intenção de voto para presidente

Terça feira, 25 de Setembro por Juliana Ribeiro/ Por Lucas Gelape, G1  

Pesquisas realizadas pelo instituto entre os dias 17 e 21 de setembro mostram o cenário da corrida presidencial em 22 estados e no Distrito Federal.

Os candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Adriano Machado Reuters

Pesquisas Ibope em 22 estados e no Distrito Federal, divulgadas entre os dias 17 e 21 de setembro, também levantaram o cenário local das intenções de voto para presidente. Os dados mostram que os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) tiveram oscilação positiva em todos os estados, se considerada a série de levantamentos publicada desde agosto.

Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Bolsonaro cresceu em 13 estados, inclusive nos três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Já Haddad – que teve a candidatura oficializada em 11 de setembro – subiu acima da margem de erro em todos os estados, exceto no Acre.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais:

  • Bolsonaro lidera em 13 estados e no DF (Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo);
  • Haddad lidera em sete estados do Nordeste (há empate técnico entre Haddad e Bolsonaro em Alagoas; no Ceará, onde Ciro Gomes liderava em agosto, a nova pesquisa ainda não foi divulgada);
  • Bolsonaro e Haddad empatam tecnicamente em Tocantins;
  • No mesmo período, os candidatos Ciro Gomes e Geraldo Alckmintiveram oscilações dentro da margem de erro;
  • Marina Silva teve queda acima da margem de erro em 15 estados pesquisados.

Veja o resultado das pesquisas por estado, segundo as datas de divulgação:

Pesquisas divulgadas entre os dias 17 a 21/ de setembro:


Comentários fechados.

Notícias Relacionadas