Mucugê completou 170 anos de emancipação política com mega festa na praça

Segunda 22 de Maio por Juliana Ribeiro/ Fotos Ascom PMmugê

Em Mucugê  os festejos em comemoração aos 170 Anos de Emancipação Politica do Município ocorreu em grande estilo, neste sábado dia (21) Prefeito Manoel Luz (PSD) e o seu  Vice Prefeito; Professor Luizinho Martins Rocha, juntamente com  a Câmara Municipal de Vereadores e   Secretários Municipais e equipe recebem em Mucugê o Presidente do Desenbahia Dr. Otto Filho  e pré Candidato a Dep.Federal ao lado da Deputada Estadual Ivana Bastos  onde foram recebido no Aeroporto municipal juntamente com Assessores e convidados.Na programação, ambos visitaram o Projeto Sempre-Viva, a festa o Show  foi realizada com as  Bandas Flash Baack, Banda Nyppe, Asas Livres, Gang do Samba e André Oliveira e Banda Jós onde o povo curtiram na Praça,CelPropércio no Centro da Cidade, onde  Show  foi realizado com as Bandas; Flash Baack, Banda Nyppe Asas Livres ,Gang do Samba e André Oliveira e Bnada Jós

Vejam Fotos do Evento
De Sua História

O Município apelidado de ‘Joia da Chapada Diamantina’ Mucugê é o nome indígena de uma árvore de frutos adocicados que cresce as margens dos rios da Chapada Diamantina. Rodeada de montanhas e com temperaturas médias entre 18º e 19º graus, a cidade se ergueu como um presépio no centro da Serra do Sincorá no Coração da Bahia. Possui um dos maiores percentuais em áreas protegidas, abrigando 52% de todo Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Municipal, com belezas naturais bem preservadas, onde incluem rios com cachoeiras, uma fauna e flora exuberante, o legado histórico e cultural do ciclo do diamante.

Entre as principais atrações de Mucugê estão: o conjunto arquitetônico, o Cemitério Bizantino, o Cruzeirão, a Praça dos Garimpeiros, o Museu, o Projeto Sempre Viva, além da flora diversificada já descrita pela ciência com plantas endêmicas de flores raras. A cidade também abriga diversas cachoeiras como: Tiburtino, Piabinhas, Andorinhas, Funis, Cardoso, Sibéria, Cristais, Três Barras, Fumacinha, Cachoeirão e o Vale do Paty.

A Cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina. De ocupação anterior indígena, foi fundada no fim do século XVIII. Tem, como característica marcante, os antigos casarões coloniais de estilo português. O lugar foi um importantíssimo centro comercial no século XIX: a economia da época girava em torno da mineração de ouro e, sobretudo, diamantes. Diz-se que, devido à importância da Cidade naquela época, Mucugê dispunha até de uma “embaixada” da França.

Mucugê,os habitantes se chamam mucujeenses. O município se estende por 2 455 km² e contava com 10 548 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 4,3 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Andarai,Abaira e São Domingos, Mucugê se situa a 54 km a Sul-Oeste de Vera Cruz a maior cidade nos arredores. Situado a 1 077 metros de altitude, de Mucugê tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 12° 59′ 47” Sul, Longitude: 41° 22′ 11” Oeste,Mucugê é um município do Parque Nacional da Chapada Diamantina.


Comentários fechados.

Notícias Relacionadas